Ciclo de Calvin

O ciclo de Calvin consiste em uma série de reações que fixam e reduzem o carbono e sintetizam açúcares simples. É constituído de três etapas: fixação, redução e regeneração.

Por Helivania Sardinha dos Santos

O ciclo de Calvin consiste em uma série de reações que fixam e reduzem o carbono e sintetizam açúcares simples
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O processo de fotossíntese pode ser dividido em duas fases: fotoquímica (fase clara) e a química (fase escura). A fase química, também chamada de ciclo das pentoses ou de Calvin ou de Calvin-Benson, ocorre no estroma, nome dado à matriz líquida não clorofilada do cloroplasto, e foi estudada pelos bioquímicos norte-americanos Melvin Calvin (1911- 1997), Andrew Benson (1917-2015) e James A. Bassham (1922-2012) no final da década de 1940. O ciclo de Calvin consiste em uma série de reações que fixam e reduzem o carbono e sintetizam açúcares simples.

A fase clara é conhecida por suas reações dependerem da luz para ocorrer. Já o ciclo de Calvin, ou fase escura, não depende da luz diretamente. No entanto, a fase escura depende da fase clara, pois os átomos de hidrogênio e a energia necessários nessa fase são fornecidos pelo NADPH e ATP, respectivamente, originados na fase clara.

O ciclo de Calvin possui três etapas e, ao final de cada volta nesse ciclo, o composto inicial, um açúcar conhecido como ribulose 1,5-bifosfato (RuBP), é regenerado.

Etapas do ciclo de Calvin:

1ª etapa – Fixação do carbono: Enzimas – RuBP carboxilase/oxigenase, também chamada de Rubiscofixam o dióxido de carbono com a RuBP, o que resulta em um composto com seis carbonos que é hidrolisado, gerando duas moléculas de 3-fosfoglicerato ou ácido 3-fosfoglicérico (PGA).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como cada molécula de PGA possui três carbonos, o ciclo de Calvin também é conhecido como via de três carbonos ou via C3.

2ª etapa – Redução: A PGA é reduzida a gliceraldeído 3-fosfato ou 3-fosfogliceraldeído (PGAL). Nessa etapa, ocorre a fixação de três moléculas de CO2 a três moléculas de C, formando seis moléculas de gliceraldeído 3-fosfato.

3ª etapa – Regeneração do receptor (RuBP): Nessa etapa, cinco das seis moléculas de PGAL são usadas para regenerar três moléculas de RuBP.

A molécula de PGAL não utilizada nessa etapa representa o ganho líquido do ciclo de Calvin.

Como em cada volta do ciclo de Calvin uma molécula de dióxido de carbono é reduzida e uma de RuBP é regenerada, são necessárias três voltas do ciclo, com a introdução de três átomos de carbono, para produzir uma molécula de gliceraldeído 3-fosfato, a forma fosforilada de C3H6O3.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Dentre as opções, qual não corresponde às funções da membrana plasmática? Ícone de indicação de resposta incorreta Oops! Resposta incorreta. Resposta correta: Ícone de indicação de resposta correta Parabéns! Resposta correta.
A Delimitar a célula, separando o meio interno do externo
B Coordenar a síntese e o agrupamento das microfibrilas em células vegetais
C Produzir RNA a através da transcrição
Ver resposta